quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bocalom desafia os Viana e quer cultivo de soja na Amazônia


Professor de matemática do Ensino Médio, Tião Bocalom (PSDB), 57 anos, nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR), mas se mudou para o Acre com a família há 24 anos. Após instalar uma serraria no município de Acrelândia, Bocalom foi eleito prefeito da pequena cidade. Ele já fez parte da coligação Frente Popular do Acre, liderada pelo PT, e que governa o Estado há 12 anos, mas se tornou o principal defensor do cultivo de soja orgânica na região e da devastação da Amazônia de modo racional.
"Não vejo problema algum em se plantar soja no Estado do Acre, na Amazônia. Na região de Ponta Grossa, no Paraná, se planta soja orgânica e por que não se pode plantar soja em Acrelândia? Fiz experiência com plantio de soja no Acre e gostei. Posso afirmar que produz bem. Existe um empresário que continua fazendo experiências e este ano plantou cerca de 100 hectares. Ele vem provando que a soja no Acre é um produto de alta rentabilidade. O que a gente precisa acabar é com essa história de deixar a mata em pé e a população que se dane."
Bocalom é um duro crítico do "governo da floresta", não reconhece nele ações de sustentabilidade e afirma que "o que existe é muita mentira e enganação". Segundo o tucano, está sendo dada sustentabilidade para meia dúzia de empresários grandes, que estão tirando madeira de qualquer jeito.
"Não existe desenvolvimento sustentável no governo do Acre. É mentira o que eles dizem. Nos últimos 20 anos, aconteceram os maiores desmatamentos no Acre. A sustentabilidade pregada pelo governo estadual é puro engodo", acrescenta.
Porém, um dos grandes desafios do político é enfrentar nas próximas eleições o favoritismo do senador Tião Viana (PT-AC) na disputa pelo governo do Acre. Bocalom acredita que vai derrotar Tião Viana no primeiro turno. "Se houver segundo turno, o PT sabe que perde a eleição. O próprio Jorge Viana tem dito no interior do Estado: ou o PT ganha no primeiro turno ou perde no segundo turno. O PT está caindo de ponta cabeça."

2 comentários:

  1. claro que estamos com BOCALOM lutando pela democracia de nosso estado éeeeeee BOCALOM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vamos levar essa,chega da mesmise vamos colocar no poder um cara que tem compromiso com a clase baixa,e não só com empresarios.há se o povo subesse o que acontece nos bastidores da politica.

    ResponderExcluir